quinta-feira, 19 de abril de 2018

PT prometeu expulsar quem cometeu malfeito

Andreza Matais

O ex-presidente Lula é o 13.º petista a receber ordem de prisão desde o mensalão, o primeiro escândalo a atingir dirigentes da sigla. Todos foram investigados por fatos relacionados ao período em que a legenda ocupou o poder central, de 2003 até 2015. Em 2014, o diretório aprovou resolução determinando que qualquer petista condenado pela Justiça seria expulso.
 
No ano seguinte, Rui Falcão reforçou no programa partidário de rádio e TV. “Qualquer petista que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará nos quadros do partido”, disse.

Entendeu? Na sequência de Rui Falcão, à época presidente do PT, aparece o apresentador do programa partidário, que diz: “Você ouviu. Qualquer petista que ao final do processo for julgado culpado será expulso”.

Tentativa de resgate. Em maio de 2015, o PT já havia sido atingido pelo mensalão, mas não ainda pela Lava Jato. A ameaça foi uma resposta ao sentimento antipetista verificado nas eleições de 2014, quando o partido reduziu sua bancada de 88 para 70 deputados federais.

Efeito nulo. A resolução que estabelece expulsão dos petistas não atingiu ninguém até hoje. Dos 13 petistas que foram alvo de mandado de prisão, quatro saíram por conta própria.

Coluna do Estadão


Nenhum comentário: