segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

“As Virtudes Burguesas”

Deirdre Mc Closkey

1) Prudência – Não apenas para comprar barato e vender com lucro, mas também para trocar e não invadir, para calcular as consequências e para perseguir a excelência com competência.

2) Temperança – Para economizar e acumular, lógico. Mas também para entender que devemos acumular não apenas dinheiro e bens, mas sim conhecimento sobre a vida e o mundo dos negócios, para ouvir com humildade nossos clientes, para resistir à tentação da desonestidade, para sempre perguntar se não estamos comprometendo nossos valores.

3) Justiça – Para insistir na propriedade privada honestamente conquistada. Mas também para ter a coragem de pagar bem quem trabalha bem, para honrar o esforço do trabalhador, para acabar com privilégios, para valorizar as pessoas pelo que fazem, para alegrar-se e aceitar sem inveja o sucesso dos outros.

4) Coragem – Para tentar novas formas de fazer negócios. Mas também para vencer o medo de mudar, receber com educação e cortesia as novas ideias, encarar o trabalho com alegria e orgulho.

5) Amor – Para realmente importar-se com funcionários, sócios, colegas, clientes, fornecedores e outros cidadãos. Para querer bem a humanidade, encontrando maneiras de celebrar com produtos e serviços vendidos no mercado o valor do ser humano.

6) Fé – Para honrar sua comunidade e seu negócio. Mas também fé para construir monumentos que celebrem nosso passado, que sustentem e reforcem nossas tradições tão bonitas de comércio, de ensino e de religião.

7) Esperança – Para imaginar uma maneira melhor de fazer as coisas. Mas também a esperança de ver o futuro não como algo estagnado ou sempre se repetindo, mas como algo que pode ser modificado através do trabalho, do propósito e da dedicação. Dessa maneira, o trabalho deve ser encarado como um chamado glorioso para cumprirmos nosso papel no mundo.


Nenhum comentário: