sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Projeto Capitalismo Social e o novo sistema eleitoral

Martim Berto Fuchs


Passos para a implantação do ante-projeto de Capitalismo Social
Estado-nação. Os Três Poderes. Seus trabalhadores.
Estrutura administrativa do Estado
Poder Constituinte
Poder Parlecutivo
Novo Sistema Eleitoral
Prova de Qualificação
Empresas Sociais
FIPS – Fundo de Investimento e Previdência Social
Impostos, taxas, royalties, multa, pedágio
Setor público: algumas remunerações de cargos eletivos e
Legislação trabalhista e sindicatos

Poder Parlecutivo, sistema parlamentarista
- Todos os eleitos o serão por eleitores alfabetizados. Cidadão analfabeto primeiro terá que se alfabetizar - ler e escrever - para poder votar e ser votado - também interpretar texto.
- Presidente eleito e com obrigações não apenas de Chefe de Estado, mas também de Governo, onde exercerá o papel de coordenador.
- 14 Primeiros-Ministros eleitos, cada um responsável por uma das 14 Secretarias, mas podendo suas deliberações sofrer o veto do Presidente, primeiro, e depois do Congresso, se a divergência for até lá. Mesma regra para estados e municípios.

Divisão do Brasil em:
-16.000 distritos
-2.000 municípios
-138 mesorregiões
-27 estados
-UM país, um idioma, um objetivo: igualdade de oportunidades.

1ª eleição: para Conselheiros Municipais (= Vereadores)
- 16.000 distritos x 14 Conselheiros Municipais por distrito = 224.000
- 224.000 Conselheiros Municipais escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar.

4 semanas após:
2ª eleição: para Primeiros-Secretários Municipais e automaticamente Conselheiros Regionais (= Secretários Municipais e automaticamente Deputados Regionais)
- 2.000 municípios x 14 Primeiros-Secretários Municipais = 28.000
-28.000 Primeiros-Secretários Municipais escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 224.000 Conselheiros Municipais já eleitos.

4 semanas após:
3ª eleição: para Prefeitos. Por maioria simples.
-2.000 Prefeitos escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 28.000 Primeiros-Secretários Municipais já eleitos.

4 semanas após:
4ª eleição (1): para Primeiros-Secretários Regionais e automaticamente Conselheiros Estaduais (= Secretários Regionais e automaticamente Deputados Estaduais)
-138 x 14 Primeiros-Secretários Regionais = 1.932
-1.932 Primeiros-Secretários Regionais escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 28.000 Conselheiros Regionais já eleitos.

4ª eleição (2): para candidatos à Governador
-138 candidatos a Governador, 01 por mesorregião, escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 2.000 Prefeitos já eleitos.

4 semanas após:
5ª eleição (1): para Primeiro-Secretário Estadual e automaticamente Conselheiro Nacional (= Secretário Estadual e automaticamente Deputado Federal)
-27 estados x 14 Primeiros-Secretários Estaduais = 378
-378 Primeiros-Secretários Estaduais escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 1.932 Conselheiros Estaduais já eleitos.

5ª eleição (2): para Governador. Por maioria simples.
27 Governadores escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 138 candidatos à Governador já eleitos.

4 semanas após:
6ª eleição (1): para Primeiros-Ministros (= Ministros de Estado)
14 Primeiros-Ministros escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 378 Conselheiros Nacionais já eleitos.

6ª eleição (2): para candidato à Presidente
05 candidatos à Presidente, 01 por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), escolhidos e eleitos pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 27 já Governadores eleitos.

4 semanas após:
7ª eleição: para Presidente da República. Por maioria simples.
01 Presidente da República escolhido e eleito pelos eleitores não analfabetos e que se dispuseram a votar, entre os 05 candidatos à Presidente eleitos.

§ único
-Candidato já eleito para uma determinado cargo em uma das eleições e que é novamente eleito para um cargo mais elevado na eleição seguinte, será automaticamente substituído pelo suplente imediato, no cargo vago. Estas substituições só terminam após a 7ª e última eleição, quando estarão definidos todos os cargos.

Salário de Conselheiro Municipal = Vereador
-Só jetom, por sessão participada.

Democracia = poder do povo
Esta seria a primeira parte do projeto de Capitalismo Social, sem a qual todo restante se torna inócuo. Se o Estado não for colocado no seu devido lugar, não adianta a sociedade se esforçar. Tudo que fizermos será anulado por um Estado opressor como é o nosso, falsamente democrático.

UMA  ideologia, e esta para o país como um todo, e não de grupos
Aperfeiçoar o que deu certo até hoje e abandonar o que deu errado.
Tudo o mais é demagogia de quem quer fazer da política uma profissão altamente rentável e viver às custas do trabalho alheio. Este é um aprimoramento constante, revisto à cada 05 anos.

Voto de analfabeto
Voto de analfabeto só serve para manter populistas, demagogos e ladrões com a chave do cofre nas mãos. Fato.
À partir do momento em que o dinheiro hoje extorquido da sociedade para sustentar um Estado como fim em si mesmo, passar à ser investido de forma racional e honesta, começando pela educação, teremos um Estado servidor e fiscalizador do Contrato Social instituído pelos eleitores alfabetizados.
É o único caminho para erradicar o analfabetismo, e fazer com que todos, aí sim, participem dos debates para o aperfeiçoamento contínuo das normas que mantém o Estado coeso.
Importante.  Alfabetização tem que ser também um processo de difusão e partilha do conhecimento e não mera doutrinação, tão ao gosto de ideologias canhestras.

Recall
Para o eleitor alfabetizado, o “recall” deve ser uma instituição do maior valor:

1.Todo eleitor cadastrado estará registrado no banco de dados da Justiça Eleitoral, e seu nome e número do título aparecerá na urna eletrônica no momento do voto.
2.Cabe ao eleitor autorizar ou não a vinculação do seu voto com seus dados. AUTORIZO : SIM / NÃO
3.Se optar pela AUTORIZAÇÃO, poderá posteriormente anular seu voto em determinado candidato. Este “recall” se fará na Justiça Eleitoral. Ou seja, para pedir a anulação do mandato de determinado eleito, você terá que comprovar que nele votou.
No “recall” que está sendo proposto em alguns artigos que tenho lido, basta um determinado número de pessoas participarem de um abaixo assinado, um “partido”, e tentar anular o mandato de um desafeto. Prato cheio para os militontos e para outros nem tão tontos assim.

No sistema eleitoral aqui proposto, uma das primeiras providências é o fim do Foro Privilegiado, o que já diminui de forma significativa a roubalheira generalizada hoje permitida aos eleitos.

Poder Judiciário
No mínimo, fim das nomeações e indicações políticas. Todos concursados.

Nenhum comentário: