segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A vida dura de sete aristocratas inglesas

O Globo
(*)

Em 1973, o aristocrata Nigel Nicolson encantou o mundo com o livro "Retrato de um Casamento", no qual contou a história de amor de seus pais. Ela, Vita Sackville-West (1892-1962), namorara a escritora Virginia Woolf e outras 50 senhoras, inclusive uma cunhada.

Ele, Harold Nicolson, tivera dezenas de romances, inclusive com um crítico de arte.

Esse era o mundo dos aristocratas e seria falta de educação espalhar suas histórias. Vita tivera um incandescente romance com a filha da amante do rei Edward 7º, que vem a ser a bisavó da atual mulher do príncipe Charles. Virginia Woolf tivera um caso com o namorado do economista John Maynard Keynes.

Num novo mundo, Juliet Nicolson, neta de Vita, acaba de publicar "A House full of Daughters" ("Uma casa cheia de filhas"). O livro atravessa sete gerações de mulheres onde aconteceu de tudo, desde a vida semiclandestina de Pepita, uma dançarina espanhola, amante do primeiro Sackville-West, até o alcoolismo de três das seis adultas e os lençóis compartilhados. Nigel, o filho de Vita e pai de Juliet, perdeu a virgindade aos 31 anos e achava a prática tão desagradável como ir ao vaso sanitário. Juliet nasceu em 1955 e ganhou esse nome porque a mãe tinha um cachorro chamado Romeu. Foi a primeira a cursar uma universidade.

Atravessando-se o livro da senhora Nicolson sente-se o vigor das mulheres da família Goldsmith, o ramo materno de Kate Middleton, com seus mineiros que ralavam, morriam de doenças pulmonares e passavam períodos na cadeia. Dali sairá a futura rainha da Inglaterra.

(*)Comentário do editor do blog-MBF:  pois é, e agora os descendentes e sempre parceiros dos ingleses, querem barrar o Donald Trump por ter dado suas escorregadas.
Isto depois dos “casos” do Bill Clinton, o marido da Hilary, conhecido pela alcunha de “Bill the Pinton”, convenientemente terem caído no esquecimento.
Se fosse por isso, tanto o FHC como o Lulla ão poderiam ser Presidentes, pois também tiveram suas escorregadas fora do casamento. 
O que parece é que o Donald Trump está conseguindo amedrontar o establishment dos EUA. E, isto é bom. Esse pessoal precisa baixar a crista, para o bem da humanidade. O liberalismo deles é tão prejudicial quanto o socialismo, apenas em campos diferentes. Enquanto o socialismo prejudica a economia, o liberalismo prejudica o lado social. 
No liberalismo - uma verdadeira corrida de obstáculos -, quem não acompanha é abandonado. E cada vez menos pessoas acompanham esta corrida louca, hoje quase que restrita, nos EUA, à especulação financeira.

Nenhum comentário: