segunda-feira, 25 de abril de 2016

Ausência de um projeto nacional de desenvolvimento

General Eduardo Villas-Bôas

Em uma palestra comemorativa do Dia do Exército, 19 de abril, o comandante da força terrestre, general Eduardo Villas-Bôas, fez importantes considerações sobre o momento que vive o País. Em destaque, a sua afirmativa de que o Brasil está à deriva, devido à ausência de um projeto nacional de desenvolvimento. Aos interessados, recomendamos a leitura de uma boa síntese das palavras do comandante, no portal do Clube de Engenharia, ou assistir à palestra integral, no Youtube.

Não é a crise política no Brasil que tem preocupado o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas. A maior preocupação é com relação à manutenção das operações de segurança na fronteira do país. “Neste ano, fomos muito penalizados e temos compromissos importantes que precisam de recursos, como a segurança das Olimpíadas, além de trabalhos sociais como distribuição de água e combate à epidemia de zika”.

O comandante entende que o sistema de proteção das fronteiras (Sisfron) está sob ameaça e, com o ritmo atual dos recursos orçamentários para desenvolvimento tecnológico,  o Brasil teria as condições de fiscalização esperadas hoje apenas em 2040. “Temos cerca de 17 mil km de fronteiras, e o Exército tem a missão de combater crimes transacionais por toda essa extensão. Precisamos de uma tecnologia mais avançada para atingir o nosso objetivo, pois os grandes problemas de segurança pública passam por essas divisões”, afirmou Villas Bôas.

Assista à entrevista com o general para o programa Estúdio UniCEUB
O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) conta com sensores colocados na linha de fronteira, fazendo uma ligação entre os sistemas de controle e comando às unidades de operação, com o objetivo de detectar e solucionar problemas ou situações de risco rapidamente. O sistema será implantado por regiões para que toda a faixa esteja protegida. O problema é que, de acordo com o comandante, no atual cenário financeiro, a implementação do sistema pode demorar ainda mais, fazendo com que ele se torne obsoleto nos anos 2040 pouco tempo após o início de uso. Os efeitos da dificuldade de segurança nas fronteiras têm direta relação com os problemas de segurança nas cidades grandes, abastecidas pelo crime organizado transnacional.
Assista à palestra do general na íntegra

Sem chance de ruptura
O general entende que as instituições têm atuado em conformidade com a constituição e não há qualquer chance de ruptura da ordem democrática. Para ele, não cabe ao Exército fiscalizar ou “derrubar” governos, mas ter uma postura equidistante e equilibrada dos atores públicos. Ele acredita que a sociedade tem todas as condições de superar o momento e afirma ser obrigação do Exército estabelecer suas atuações. “Nós, diante de todas as demandas, estabelecemos que a atuação do Exército tem com base três pilares: a legalidade, a manutenção da estabilidade e a manutenção da credibilidade”, afirmou.
Conforme entende, diferente de 1964 (ano do golpe que levou ao regime militar que durou até 1985), as instituições brasileiras estão “amadurecidas”. “O Brasil hoje é um país com instituições funcionando de maneira bastante adequada, e cabe a essas instituições encontrarem o caminho para a solução das crises. Instituição armada precisa ter coesão. Todas as vezes quando a instituição perdeu a sua coesão, ela trouxe desgraça para si própria e para a população”.

Amazônia
O Brasil hoje, mantém preservado 70% de suas florestas originais. Isso inviabiliza outros países de questionar os cuidados brasileiros com o meio ambiente. “O mundo tem, genericamente, 20 a 25%. A Europa tem 0.3%. Então ninguém tem autoridade moral de tentar nos ensinar como devemos tratar o meio ambiente”, explica.
Villas Bôas ainda ressaltou alguns problemas relacionados à Amazônia. Para o militar, a floresta possui uma riqueza abundante, mas o país ainda não aprendeu a usá-la da forma correta. Segundo o comandante, falta uma consciência social por parte da sociedade com relação às nossas riquezas. Ele ressalta a importância da criação de um órgão que possa cuidar da floresta: “A falta de cuidados com a Amazônia gera perdas incalculáveis ao país. O Brasil hoje, mantém preservado 70% de suas florestas originais e, de certa forma, isso inviabiliza outros países de questionar os cuidados brasileiros com o meio ambiente. Apesar disso, ainda não há um órgão que cuide da Amazônia com a capacidade de integrar todas as iniciativas”, afirmou.

Estúdio UNICEUB
MSIa
Clube de Engenharia



Nenhum comentário: