quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Grande colapso está por vir

Sempre questione

Como qualquer leitor de longa data deste site sabe, nós tiramos rotineiramente lições históricas para destacar que desta vez não é diferente.

Ao longo do século 18, por exemplo, a França foi à maior superpotência na Europa, se não do mundo. Mas eles se tornaram complacentes, acreditando que eles tinham algum tipo de “direito divino” a reinar, e que eles poderiam ser tão fiscalmente irresponsáveis como eles foram.

O governo francês gastou dinheiro como marinheiro bêbado; eles tinham programas substanciais de bem-estar, hospitais gratuitos e monumentos grandiosos.

Eles mantiveram vastos territórios ultramarinos, eram engajados em guerra constante, e ainda tiveram seu próprio serviço de inteligência intrusivo que espionava de Rei aos cidadãos comuns.

Claro, eles não podiam pagar por nada disso. Os déficits orçamentários franceses estavam fora de controle, e eles começaram a entrar em uma dívida histórica fazendo com que rapidamente rebaixassem a sua moeda.

A economia francesa acabou por fracassar, trazendo com ela um período de hiperinflação, guerra civil, conquista militar e genocídio de 26 anos. A história está cheia de exemplos, da antiga Mesopotâmia até a União Soviética, que mostram que sempre que as sociedades atingem níveis insustentáveis de consumo e alocação de recursos, elas entram em colapso.

Eu tenho escrito sobre isso há anos, e a idéia agora é que isso fique mainstream. Um recente artigo de investigação financiado pela NASA destaca esta mesma premissa.

De acordo com os autores: “Colapsos de civilizações avançadas tem ocorrido muitas vezes nos últimos cinco mil anos, e eles foram freqüentemente seguidos por séculos de população e declínio cultural e regressão econômica.”

Os resultados de seus experimentos mostram que algumas das tendências muito claras que existem hoje no consumo insustentável de recursos e estratificação econômica que favorece a Elite pode facilmente resultar em colapso. Na verdade, eles escrevem que “o colapso é muito difícil de evitar e requer mudanças políticas importantes.”

Esta não é exatamente uma boa notícia. Mas aqui está a coisa: entre enormes dívidas, déficits, impressão de dinheiro, guerra, esgotamento de recursos, etc., nossa sociedade moderna parece estar repleta de tais riscos. E a história mostra que certamente potências dominantes estão sempre mudando.

Empires ascensão e queda. O sistema monetário global está sempre mudando. O contrato social vigente está sempre mudando. Mas há uma tendência muito maior em toda a história que supera todo o resto…

E essa tendência é o surgimento da humanidade. Os seres humanos são fundamentalmente criadores de ferramentas. Tomamos problemas e transformamo-los em oportunidades. Nós encontramos soluções. Nós adaptamos e superamos. O mundo não está chegando ao fim.

Há uma enorme diferença entre os dois. Pense sobre o sistema em que estamos vivendo. Uma pequena elite tem total controle da oferta de moeda. Eles exercem redes de espionagem intrusivas e armas de destruição em massa. E podem confiscar a riqueza dos outros o seu exclusivo critério. Eles podem endividar as gerações que ainda não nasceram.

Curiosamente, estas são as mesmas pessoas que são tão incompetentes que não puderam colocar um mundo em funcionamento. Não esta funcionando. E quase todo mundo sabe disso. Somos ensinados crescendo que “nós os povos” temos o poder de afetar a mudança radical na cabine de votação.

Mas este é outro conto de fadas. A votação só muda os jogadores. Isso não muda o jogo. A tecnologia é uma importante virada de jogo. A tecnologia existe hoje para revolucionar completamente a nossa maneira de viver e governar.

O sistema atual é apenas um modelo do século 19 aplicado a uma sociedade do século 21. Quero dizer uma sala cheia de homens que tomam decisões sobre quanto dinheiro para imprimir? É tão antiquado que é quase cômico.

Mas, dado que a maioria dos governos ocidentais empresta dinheiro apenas para pagar juros sobre o dinheiro que eles já tem emprestado, é óbvio o jogo atual está quase terminado.

Quando ele termina, haverá uma redefinição… Potencialmente tumultuada. É por isso que você quer ter um plano B. É hora de acordar.



Nenhum comentário: