domingo, 13 de dezembro de 2015

A Igreja de Atos 2

Airton Junior

Pense numa igreja para ser citada no cristianismo!

É um modelo que muitos cristãos insistem em recriar, é como um sonho de comunidade. Os que assim acham fazem de tal comunidade um exemplo a ser seguido, mas nesse caminho de volta trazem consigo na bagagem dois mil anos de história carregada de doutrinas e dogmas exclusivistas e sectários. Ora, fazer essa viagem com toda essa carga significa que apreciar os princípios nela observados é dar com burros n’água.

Para uma volta mais coerente precisaríamos fazer essa viagem de volta retirando também as parafernálias adquiridas em todo esse tempo.

Nesse caso, quem propõe tal volta precisa enxergar essa comunidade melhor em seu contexto histórico, cultural, religioso e político.

Mas, fora essa pesquisa que seria de muito valor, citarei alguns tópicos que em minha ótica não poderia ficar de fora como itens a serem questionados.

Nessa comunidade não havia bíblia e nesse particular já não havia “várias correntes interpretativas dogmatizadas inquestionáveis a cerca de um texto” que é o que causa já de início separação-divisão.

Essa igreja era Judia, ou seja, nela ainda havia práticas judaicas como ir ao templo orar citado no texto, o que em si mesmo não é nada negativo, pois o reunir-se para orar pode e deve ter um significado positivo.

Mas o que a igreja moderna deseja imitar de fato é o acolhimento daquela comunidade. Nota-se que lá, quem acrescentava pessoas era o Senhor, o tão ensinado evangelismo não era uma ação de dentro para fora, um ir de encontro, uma pregação para a conquista. Parece não haver preocupação evangelística. Antes uma comunidade que vivia uma comum-unidade de fato.

Ora, ensinar ou desejar ser uma igreja acolhedora como essa comunidade implica em renunciar afirmações fundamentalistas-exclusivistas que tornam impossível o caminhar junto.


Semeador Irresponsável


Nenhum comentário: