domingo, 11 de outubro de 2015

O Plano de Deus

Airton Junior

Desde quando Deus perdeu o mundo e há tempos tenta salvá-lo por meio de um povo?

Pense comigo:

Deus cria o mundo perfeito. O diabo engana o homem (coroa da criação) e toma todo o mundo pra si pra fazer o que quiser dele. Daí em diante, ficamos “inimigos de Deus” e separados da sua glória. Então, Deus, não muito satisfeito e já sabendo de tudo antecipadamente tinha bolado um plano pra dar a volta por cima e reconquistar sua criação. Escolheu alguns homens e por meio deles e somente deles uma genealogia para só assim vir aquele que haveria de vir, excluindo todos os outros povos da terra. Depois de muito tempo e muita gente queimando no inferno, o que haveria de vir, veio, segundo alguns, ou seja, a minoria da minoria e esse plano continuou seguindo uma tradição religiosa até um povo que foi “lavado com seu sangue” intitulado como igreja para ser o seu representante oficial na terra.

Esse povo entende ser o único representante de Deus na terra e o único capaz de testemunhar e ser mediador de uma “reconciliação” e resolve levar a mensagem que entenderam não de Jesus, mas de seus intérpretes por meio de muitos concílios os quais formalizaram a “sã doutrina” a todo o mundo. Chegaram à conclusão que essa mensagem, um “pacotão” de crenças seria a mensagem de Deus aos homens. Saíram subjugando todos os povos e culturas que encontravam em sua frente para fazer valer “a vontade de Deus”.

Durante muitos séculos, a vontade desse povo foi imposta aos que supostamente “estavam de fora”. O tempo foi passando e a urgência aumentando, pois milhares de milhares padeciam e seguiam a caminho da condenação por não ter ouvido nada a respeito dessa “mensagem salvadora”. Mas para esse povo, não generalizando, não havia compaixão pelas almas que seguiam “as carradas” para o fogo eterno. É mais ou menos assim que foi e assim que ainda é: eu estando dentro o resto que se lasque. (Foi mais ou menos assim que aprendi)

Mas, vendo que a “vontade de Deus” de levar essa “mensagem salvadora” ia se tornando cada vez mais difícil de alcançar os confins da terra, uma parte desse povo, i.e., a igreja, começa a perceber que algo parece ter sido entendido errado, pois não é possível que a “vontade de Deus” seja de que o mundo escute “a mensagem da salvação” e a coisa fica cada vez mais difícil.

Alguns, é claro, continuam na insistência na missão de salvar o mundo perdido. Outros não estão nem aí, querem mesmo é ajuntar tesouros na terra.

Os que estão se abrindo para essa nova compreensão da “mensagem e da vontade Deus” conversam sobre as novas possibilidades de entendimento desse tema e começam a dar ouvidos àqueles que antes eram ímpios, separados, hereges e condenados ao inferno.

Certamente, a supremacia e a prepotência cristã de se achar não irão acabar, mas os que entendem que Deus não é cristão e nem outra nominação religiosa possível verá que Ele está além de tais compreensões e aberto a todo ser que vive e respira na face da terra.

Muitos dos dogmas cristãos são questionados diante de um mundo mais aberto e comunicativo. Salvação, pecado, igreja, missão dentre outros temas precisam de um novo odre e novo vinho.

O próprio tempo nos revela que esse plano precisa ser repensado.


Blog: Semeador Irresponsável


Nenhum comentário: