sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A mais-valia-corrupta do PT

Sérgio Alves de Oliveira

O italiano ANTONIO GRAMSCI (1891-1937), fundador do Partido Comunista Italiano, foi um dos pensadores que deram modelagem especial ao socialismo. Ninguém como ele tinha conseguido fazer com que o socialismo desse abrigo ao que havia de pior no arsenal humano de uma determinada sociedade. Foi ele quem inventou a DISSIMULAÇÃO como estratégia para implantação do socialismo.

Gramsci defendia que deveria se chegar ao comunismo de Marx sem que a sociedade participasse e tivesse consciência que estava sendo conduzida nessa direção. As primeiras providências deveriam ser com as crianças nos colégios, através da ideologização (que o Governo local agora batizou com o nome de “Pátria Educadora”), caminhando ao lado do APARELHAMENTO das instituições públicas e privadas, sempre que possível, sem qualquer alarde.

“Sorrateiramente”, estão conseguindo esse intento. São os ensinamentos de Gramsci na prática. É a dinâmica da pedagogia política sem qualquer escrúpulo agindo criminosamente contra as crianças. Enquanto isso acontece, a Instância Máxima do Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal-STF, majoritariamente, já está à mercê dos gramscistas, o mesmo acontecendo com a CNBB, a OAB, e outras organizações importantes, cujo silêncio e omissão frente à degradação moral na política e à corrupção generalizada, só podem indicar concordância ou cumplicidade com o “status quo”.

Mas vou provar o que antes afirmei, ou seja, que o pretenso socialismo, em implantação no Brasil, e no restante da região abrangida pelo Foro San Pablo, não passa de uma  grandiosa farsa. E vou fazê-lo através de incursões do pensamento sobre o princípio da MAIS-VALIA, alvo central de Marx, que segundo a definição dada por ele, seria a parte do valor da força de trabalho não remunerada pelo patrão.

O problema é que a antiga quota da mais-valia não foi suprimida, nem diminuída, apesar dos ingentes “esforços” (de discurso) da esquerda. Ao contrário, ela aumentou. E muito. Os seus novos “sócios-beneficiários” estão de uma ou outra forma ligados ao Governo.

Ocorre que a mais-valia hoje pode ser bifurcada em duas direções, quando “ontem” era uma só. Sobre ela foi organizado um “consórcio”, tendo de um lado os empresários, como sempre foi, e do outro os agentes públicos corruptos. É evidente que o seu valor teria que aumentar. É necessário mais “alimento” para dois do que para um.

Com isso a parcela de mais-valia do patrão continua como antigamente. Mas o “plus” que passou a incidir sobre ela, na verdade um sobrevalor, acaba indo para o bolso dos corruptos do serviço público. Significa dizer, antes do império da corrupção, que foi aperfeiçoada no período do PT, mas que também havia antes, porém  em menor escala, a sociedade sustentava uma só mais-valia. Agora são duas. E os novos beneficiários são justamente os que usam o discurso “socialista”... contra a mais-valia.

Mas quem está pagando por essa corrupção?  Pela mais-valia “2”? Como afirmou o juiz Sérgio Moro, para descobrir é preciso percorrer o caminho do dinheiro. É claro que a conta da corrupção não vai ser bancada pelo patrão que negocia com o Serviço Público. Ele sempre vai achar uma maneira de compensar essa perda.

Essa operação, porém, vai afetar toda a sociedade, que terá que pagar mais impostos para que o Governo consiga pagar o que comprou com superfaturamento ilícito, ou seja, por preço maior. Aí deve estar a principal razão pela qual o Brasil é o país onde mais se paga impostos no mundo, com uma enorme parcela dos tributos pagos pela sociedade  desviada na corrupção desenfreada. Importante é sublinhar que toda a corrupção envolvendo o Poder Público será paga sempre pelo povo, através dos impostos. Assim não será a Petrobrás, o BNDES, a Caixa Econômica Federal, ou o Tesouro Nacional, que vão pagar os valores da corrupção. Quem vai pagar é o povo mesmo, o verdadeiro titular de tudo que é público. E com seus impostos.

Se Marx tivesse o azar de ver o que estão fazendo com  a sua “mais-valia”no Brasil, e nos países “colegas” do Foro San Pablo, certamente ele daria mil cambalhotas na sua tumba, levantaria  e  logo passaria a apontar o seu canhão não mais a mais-valia dos patrões, como fazia antigamente, porém na direção da  mais-valia da corrupção dos governos do Brasil, que conseguiram implantar, não o socialismo, porém um Capitalismo de Estado pervertido, onde o beneficiário nem é o Estado, porém seus servidores e políticos corruptos.

Mas com certeza Marx tiraria o “pé-do-acelerador” no antigo combate que sempre fez à mais-valia dos patrões, que inclusive também  contribuem, e muito, com seu próprio trabalho, à frente do capital, no ciclo da produção.  Mas a partir daí o seu foco principal de combate passaria a ser a “outra” mais-valia, aquela oriunda da corrupção, porque não existe nem nunca existirá qualquer argumento capaz de justificá-la, não fosse por outras razões, pelo simples fato de que uma  surge do trabalho do empresário, e a outra da  pura corrupção, ilegal e imoral, contrariando todos os princípios da decência.

Nota: O título escolhido para esse texto não significa que o “bandido” seja só o PT. O mesmo se aplica não só aos partidos e políticos que lhe dão sustentação, como também aos governos e políticos anteriores a 2003, que não foram muito melhores.


Sérgio Alves de Oliveira 
Sociólogo e Advogado.

Alerta Total – www.alertatotal.net

Nenhum comentário: