sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Colapso do poder presidencial produz a crise e torna desfecho imprevisível

VINICIUS MOTA

Um presidencialismo forte, como o brasileiro, foi concebido para o presidente liderar. O truísmo parece detestável, mas pode ser útil para entender o que está acontecendo no Brasil.

Apenas o presidente da República detém a chave institucional para coordenar a agenda política do país. Trata-se de um pequeno czar, eleito a cada quatro anos, perante quem todos os outros atores se medem e em torno de quem todo o jogo se organiza.

Quando a liderança do presidente entra em colapso, como ocorre com Dilma Rousseff neste segundo mandato, o sistema inteiro se desestabiliza. Os arranjos para substituir o vácuo deixado são necessariamente improvisados e fugazes.
A incoesão lança no tabuleiro uma série de variáveis autônomas, cujo entrechoque produz compostos instáveis e, sobretudo, imprevisíveis.

Na semana passada, o vice-presidente Michel Temer, provavelmente num ato involuntário, cometeu o que nesse caso terá sido a imprudência de reclamar alguém para reunificar a nação. Constitucionalista e tarimbado na alta política, Temer sabe por essas duas vias que a liderança do presidente da República no Brasil é insubstituível.

Os seres ariscos em que se transformam os políticos quando o jogo está desorganizado entenderam a fala de Temer como uma iniciativa pessoal de poder. Emissários de Aécio Neves no PSDB correram a bloquear o avanço do vice: queremos antecipar a eleição; não aceitamos composição com Temer.

Um passo em falso, o de Temer, levou a uma disparada, a do time de Aécio, rumo ao precipício. E deixar Eduardo Cunha ­–feito um Godzila ferido pela Lava Jato, metido em sabotagens alucinadas das finanças públicas– governando o país por 90 dias? Assim pensou muita gente ainda ajuizada no final da semana passada. Pela Constituição, é o presidente da Câmara quem assume o Palácio do Planalto interinamente, até haver novas eleições, no caso de o presidente e o vice-presidente da República serem cassados.

Um grupo de empresários influentes já ativara suas conexões políticas no intuito de acelerar a solução para as empreiteiras encalacradas na Lava Jato. Passava o recado de que é preciso salvar a parte operacional dessas gigantes, sob o risco de produzir-se um estrago ainda maior e mais duradouro na economia nacional.

A fome desmedida dos aecistas, ao avivar o temor das implicações prováveis de uma cassação da chapa Dilma-Temer, soou para esse movimento político-empresarial como um alerta vermelho. Enquanto isso, o cavalo de Renan Calheiros passava encilhado e já oportunamente montado pela presidente.

Tudo convergiu para um acordo que oferece novas perspectivas para a sustentação da presidente da República. O TCU adiou a votação das contas de 2014, afastando-a da data dos protestos contra Dilma. Até lá ministros das contas ligados a Renan e Temer poderão ser convencidos a não endossar a tese da rejeição. A reoneração da folha trabalhista, parte importante do ajuste fiscal do ano que vem, voltou a ter chances de ser aprovada logo e definitivamente no Senado.

Nessa cadeia amalucada de acontecimentos, um discurso esquisito de Temer, supostamente visando ao cenário pós-Dilma, acabou beneficiando, no final das contas, a própria Dilma.
Não é o final do jogo, entretanto, pois o fator que torna os arranjos labirínticos, efêmeros e instáveis –a derrocada do poder presidencial– continua a prevalecer. Têm maior probabilidade de lucrar aqueles que, como diz a gente do mercado, estiverem "comprados em volatilidade". 

VINICIUS MOTA

SECRETÁRIO DE REDAÇÃO

Folha de São Paulo

Nenhum comentário: