quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Crise na Petrobras - Documento da CONPETRO para Dilma



“Na democracia, o processo de formação das políticas públicas demanda participação de todos os segmentos da sociedade civil, informação confiável, representação qualificada, transparência e ética.”

por Marcílio Novaes Maxxon

EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: Cumprimentando-a cordialmente, e diante do caos instalado na Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS, pela incompetente e corrupta gestão do governo de Vossa Excelência, de forma comprovada pelos FATOS relevantes denunciados a Nação, venho colocar as nossas preocupações com os destinos da PETROBRAS e de projetos estratégicos para o desenvolvimento do País.

A nossa preocupação é com o BRASIL, é com o nosso desenvolvimento socioeconômicos, pois somos Líderes do Desenvolvimento. Homens de Ação, Fazimento e Realização. E não compactuamos com isso.

Não existe paralelo na história, para comparar tão grave gestão da senhora a frente da Presidência da República, e Graça Foster, na PETROBRAS.

Poderia comparar a gestão do Imperador Nero Cláudio Augusto Germânico, imperador romano do ano de 54 a 68 da era cristã. Que pois fogo em Roma, destruindo parte da cidade, e matando milhares de pessoas inocentes. Enquanto cantava, tocando lira vendo a cidade que queimava em chamas. Creio que vocês duas tem algo em comum, com esse todo poderoso senhor, se não, ao menos a loucura. O que já é muito grave.

A PETROBRAS, exige rigorosas precauções de segurança imediatas. O quadro é muito mais grave, do que já foi até aqui apresentado. E alertamos sobre isso quando da nomeação da senhora Graça Foster. O detalhe curioso – trágico talvez seja a expressão mais adequada – é que ninguém no corpo diretivo da empresa, da Diretoria Executiva ao Conselho de Administração, tem a menor ideia do tamanho dessa sujeira ou melhor, patifaria do seu governo.

Os valores desse rombo, com a corrupção são uma incógnita, e ainda serão muito maiores. Pois só um contrato firmado por Sérgio Gabrielli, com a W.Torre, foi de US$ 25 bilhões de dólares para a construção de plataformas para o Pré-Sal do PT. Isso é crime de lesa-pátria que exige a prisão de todos os envolvidos, e ainda a renúncia da senhora da Presidência da República. Como a senhora mesmo diz: doa em quem doer.

Nesse instante, hoje, 04 de fevereiro de 2015, encontra-se, sob grave ameaça o futuro da PETROBRAS. O mega investidor George Soros, está investindo bilhões de dólares na compra de ações da PETROBRAS a preço de banana.

A Securities and Exchange Commission – SEC, já estar formalizando as denúncias contra a PETROBRAS. A senhora e outras autoridades e outros exs do seu governo, são citados formalmente por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos nesses processos.

A Price “repetidas vezes emitiu opiniões de auditorias qualificadas” sobre os resultados financeiros da Petrobras no período coberto pelas ações judiciais, que vai de maio de 2010 a novembro do ano passado. E com exceção do acobertamento da verdade, nada foi feito pelo governo de Vossa Excelência, até aqui.

Os investidores têm direito à reparação porque a Petrobras teria divulgado por vários anos, balanços que induziram os acionistas a erro, comprovando assim a FRAUDE. Não vejo a ABIN, ou a Secretaria de Assuntos Estratégicos, preocupados e analisando com isso, ou na elaboração de estratégias para se reverter esse cenário grave a nossa frente.

Agora chegamos a hora da verdade. E a verdade vencerá. Não é terceiro turno, como líderes do seu partido gostam de dizer e inventar. É a nossa realidade. Não existe estado de direito com roubalheira, com mentiras, e com a FRAUDE. Infelizmente essa é a imagem do seu governo, assim também foi o de FHC.

O Brasil, precisa de novos líderes, e de fazedores o meu País não é isso. Trabalhamos pelo BRASIL. Pelo desenvolvimento, pela a Ordem e Progresso, que estão no centro da minha bandeira. A senhora que foi quando jovem, uma mulher que arriscou sua própria vida por isso, e teve a oportunidade, dada por DEUS, apesar de não acreditar em sua existência. Não podia ter deixado isso nunca acontecer. Justamente em seu governo.

Tudo isso é grave, e irreversível agora. Pois como bem o definiu o imperador Nero:

“Sero. Haec est fides.”


- Tradução inglesa: It is too late. This is fidelity.


- Tradução portuguesa: Está tarde demais. Isto é o fim.


- Nero, imperador romano, antes de morrer...

Não se para um projeto como o do COMPERJ, ou de ABREU e LIMA. Isso gera rapidamente o sucateamento, e a perda de tudo o que foi investido. O ritmo lento nas obras da refinaria também é um recurso para que a empresa consiga reduzir o investimento em 2015. Assim como a paralisação nas obras da unidade de fertilizantes do Mato Grosso do Sul devido ao rompimento do contrato com os construtores no fim de 2014 e a venda e ativos programada para o fim de 2015 no valor de R$ 3 bilhões.

Mas agora é a hora de agir pois depois pode ser muito tarde. É preciso dar um verdadeiro choque de governança na Petrobras para reconquistar a confiança da sociedade brasileira e dos investidores.

Marcílio Novaes Maxxon é Presidente da CONPETRO – Confederação Nacional do Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Energias Renováveis


Nota da Redação: Documento enviado ao Palácio do Planalto em 4 de fevereiro de 2015, através do Ofício da Presidência da CONPETRO Nº 15345/15 – CONFIDENCIAL/URGENTE.

Documento no Alerta Total – www.alertatotal.net


Nenhum comentário: