domingo, 12 de outubro de 2014

Bibliografia de Pesquisas Científicas de Fenômenos Espíritas

por Luiz Otávio Saraiva Ferreira

Resumo

Uma bibliografia de quase 400 publicações que abrange os fenômenos espíritas, a história de suas descobertas e as pesquisas científicas realizadas com o fim de se entendê-los e se criar uma teoria para explicá-los. Esse catálogo de obras permite ao interessado na investigação científica dos fenômenos espíritas ter contato com os principais trabalhos realizados na área, e visa atender especificamente aos pesquisadores interessados na hipótese do espírito. As informações foram classificadas conforme os seguintes títulos:

INTRODUÇÃO

Nos tópicos seguintes são descritos o objetivo e o escopo, i. e., a abrangência deste trabalho.
Objetivo. Desde o Episódio de Hydesville, em 1848, que a quase totalidade das pesquisas dos fenômenos espíritas gira em torno de um único ponto: a comprovação da existência dos fenômenos. E cada nova geração de pesquisadores insiste em renegar as conclusões da geração anterior para recomeçar da estaca-zero, com as mesmas indagações, de vez que sempre se chega ao beco-sem-saída de ter-se que admitir a existência do espírito. E como o dogma materialista não pode ser contrariado, tem-se que renegar tudo para recomeçar sempre. É necessária a idéia do espírito para se romper esse círculo vicioso, e o Brasil é o único país do Ocidente em condições de, atualmente, rompê-lo, de vez que conta com milhões de adeptos do Espiritismo, dentre os quais muitos pesquisadores profissionais, para os quais o espiritualismo é o ponto de partida para suas interrogações à natureza, e para os quais a teoria espírita elaborada por Kardec e a convivência com os fenômenos espíritas já ensinaram muito do que é necessário saber-se, na prática, para a boa condução desse tipo de pesquisa. Toda pesquisa científica tem que iniciar-se por uma pesquisa bibliográfica, a fim de que se saiba o que já foi feito e, a partir daí, critique-se o estabelecido, proponham-se alternativas, e se crie algo de novo. Para facilitar esse primeiro passo das pesquisas é que este trabalho apresenta ao leitor, inicialmente, as modernas conceituações de Ciência, e em seguida uma ampla bibliografia.

Escopo

Inicialmente são apresentadas as modernas conceituações de Ciência, de vez que os conceitos de Ciência mais difundidos e aceitos na sociedade em geral e mesmo na comunidade científica são inteiramente ultrapassados. Em seguida vem uma resenha bibliográfica das pesquisas de fenômenos espíritas que cobre o período que se inicia no ano 1779, com o trabalho de Mesmer, passa pelo surgimento do Espiritismo a partir das pesquisas de Kardec; pelo período das pesquisas espiríticas iniciado por William Crookes em 1870; pela Metapsíquica de Charles Richet no início do século XX; pela Parapsicologia de Rhine, criada em 1934; pela Psicotrônica, criada nos antigos países comunistas depois de 1945; pela Psicobiofísica de Andrade, criada em 1958; pelas pesquisas sobre reencarnação, vozes eletrônicas, e viagens astrais; e termina com as recentes pesquisas espíritas de Tourinho e de Miranda. São citados os pesquisadores e instituições cujas produções são importantes para o conhecimento da fenomenologia espírita, bem como as teorias e hipóteses sobre os mecanismos naturais que os produzem. Breves resumos dos assuntos tratados nas referências são apresentados nos diversos tópicos deste trabalho, para facilitar a busca da literatura citada, na qual podem ser achadas as informações detalhadas.

O QUE É CIÊNCIA

Há um grande desconhecimento, mesmo no seio da comunidade científica, do que seja realmente Ciência. O conceito de Ciência foi sendo refinado ao longo do tempo a partir do século XVII, quando começou a surgir o que hoje se entende por Ciência, e a grande maioria dos membros da comunidade científica ainda se encontra apegado a conceitos inteiramente ultrapassados pelas modernas pesquisas da História da Ciência e da Filosofia da Ciência. Esclarecedora literatura a esse respeito foi produzida pelo químico brasileiro Aécio P. Chagas, destacando-se os seguintes artigos:

1) artigo[67] em que passa em revista a história e a conceituação de Ciência, esclarecendo seu caráter de obra coletiva (Ciência Comunidade), o conceito de Filosofia da Ciência, os objetivos da Ciência, os mitos sobre a Ciência, a idéia de "Ciência Oficial", o caráter científico da obra de Kardec, o lugar da Ciência no conhecimento humano, e a relação entre a Ciência e o Espiritismo;

2) o artigo[68] intitulado "Espiritismo: Ciência da Mediunidade", em que aborda o caráter científico da obra de Kardec, o estudo das religiões sob o ponto de vista espiritista, a contribuição da visão espírita da Natureza para as Ciências Humanas, e procura desmistificar a relação entre o Espiritismo e as outras ciências;

3) os artigos[70,78] em que aborda (e desmistifica) a questão das provas científicas da sobrevivência do espírito, as quais não necessitam da chancela das outras ciências assim como, por exemplo, a Química não precisa da chancela da Física para suas teorias e vice-versa; e

4) o artigo[71] em que as relações entre o Espiritismo e a comunidade acadêmica são analisados sob os pontos de vista histórico, social e filosófico, cogitando sobre a possibilidade de se fazerem pesquisas espíritas na Comunidade Acadêmica ( Universidades e Institutos de Pesquisas).

Igualmente esclarecedora literatura foi produzida pelo físico e filósofo brasileiro Chibeni, destacando-se os seguintes artigos:
1) artigo[72] em que apresenta a visão clássica da Ciência, a visão moderna de Ciência sob os pontos-de-vista de Popper[256], Kuhn[257] e Lakatos[258,259], a análise do caráter científico do Espiritismo e a comparação do Espiritismo com outras linhas de pesquisa que estudam os fenômenos espíritas,

2) artigos[73,74] em que apresenta a visão de Ciência de Lakatos e analisa o Espiritismo, concluindo que este "possui todas as características de um programa de pesquisa progressivo, sendo, portanto, genuinamente científico, segundo o critério de" Lakatos, e nitidamente superior às assim chamadas "Ciências PSI", que são baseadas no Positivismo, que é uma visão superada de Ciência,

3) artigo[75] em que apresenta a visão de Ciência do filósofo Kuhn, a compara com as visões anteriores e apresenta argumentos que mostram que a Doutrina Espírita é genuinamente científica, constituindo um Paradigma Científico no sentido apontado por Kuhn. Nesse trabalho Chibeni afirma: "a obra de Kardec constitui um genuíno paradigma científico, e esse paradigma representa, até hoje, a única diretriz segura ao longo da qual se podem desenvolver pesquisas científicas acerca dos fenômenos espíritas e do aspecto espiritual do ser humano em geral". 

REVISÃO HISTÓRICA

Boas referências históricas sobre a fenomenologia espírita são Conan Doyle[1], Richet[80], René Sudre[3], Wantuil[4], a série de 27 artigos de H. G. Andrade sob o pseudônimo de Goldstein[13,...,39], intitulados coletivamente de "Parapsicologia - Uma Visão Panorâmica", e Miranda[5].

DO MAGNETISMO ANIMAL AO HIPNOTISMO

Mesmer [3,5,15] foi um médico austríaco que, em 1779, publicou uma memória [84] defendendo a existência de um " fluido universal", o qual poderia ser utilizado na cura de doenças. Experimentou tratamentos com ímãs (magnetos), mas concluiu que o próprio corpo humano emanava forças mais poderosas que as do ímã, as quais denominou então de "magnetismo animal". Teve como seguidor o marquês de Puysegur [3,5,16] que, ao experimentar magnetizar camponeses, descobriu o sonambulismo experimental [85,86,87], em que os pacientes sob transe induzido apresentavam telepatia, visão com as pontas dos dedos, clarividência e outros fenômenos. Puysegur, por sua vez, fez numerosos discípulos. Embora durante certo tempo rejeitada pelas academias científicas, no início do século XIX a doutrina do "magnetismo animal" estava muito difundida na Europa, sendo natural que o fenômeno das mesas girantes, surgido em torno de 1850, nos EUA, e logo repetido no continente europeu, fosse classificado como uma nova propriedade do magnetismo animal. Os pacientes submetidos aos "passes magnéticos" às vezes entravam em estados de sono de profundidade variável, chamados de " sono magnético" ou "estados magnéticos". Foi um dos discípulos do marquês de Puisegur, o Abade Faria [5] (José Custódio de Faria), que assentou as bases da interpretação científica do magnetismo [88], tendo sido ainda um dos primeiros a experimentar o uso de sugestões verbais na manipulação magnética dos pacientes. O magnetismo animal teve boa acolhida na Alemanha, onde merecem destaque as pesquisas do Dr. Justinus Kerner, que estudou a Vidente de Prevorst [102] (a famosa médium sonâmbula Frederique Hauffe), cujos fenômenos de efeitos físicos testemunhou em companhia de Strauss e do magistrado Pfaffen [4]; as pesquisas do químico austríaco Reichenbach [93,...,96] sobre a visão das auras dos ímãs, cristais e corpo humano pelos sensitivos (entre 1845 e 1868); e as memórias publicadas por Schopenhauer[97,98]. É atribuído ao médico francês Alexandre Bertrand [89,90], que publicou seu primeiro livro a respeito em 1823, a descoberta da importância da sugestão no transe induzido. Coube ao cirurgião inglês James Braid [3,16], no ano 1841, após estudar os fenômenos do magnetismo, dar-lhes uma conceituação científica e fisiológica, criando o Hipnotismo [83] e sua terminologia, que é a mesma utilizada atualmente. Segundo a nova teoria, tudo devia-se à imaginação do paciente agindo sobre seu sistema nervoso ( hipótese animista), rejeitando-se então a hipótese dos fluidos (hipótese fluidista). Estava assim criada a divisão entre fluidistas e animistas, que perdura até nossos dias. Dessa época em diante a interpretação fisiológica do hipnotismo predominou, embora dentre os fenômenos atribuídos ao magnetismo animal ou ao hipnotismo estejam alguns que mais tarde foram reconhecidos como fenômenos paranormais, como, por exemplo, a telepatia[18], para o qual não há explicação nem fisiológica nem física[19]. Durand de Gros [3,99,100] foi o primeiro a perceber a diferença entre o mesmerismo, o hipnotismo e a sugestão.

Luiz Otávio Saraiva Ferreira

Agradecimentos
Este trabalho foi possível graças às preciosas fontes bibliográficas cedidas pelo Dr. Hernani Guimarães Andrade e Prof.a. Suzuko Hashizume, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobio-físicas, e pelo Eng.o. Alcivan Wanderley de Miranda Fo., do Instituto Labor, e pelo Prof. Dr. Aécio Pereira Chagas.

 Continua …

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