segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Joaquim Barbosa & General Augusto Heleno para Presidente

por Martim Berto Fuchs

A mídia registra não é de hoje a possibilidade de Joaquim Barbosa, após seu desempenho no processo dos “mensaleiros”, disputar a Presidência da República neste ano de 2014.
Também surge, novamente, o nome do general Augusto Heleno como possível candidato ao mesmo cargo.

Dois nomes com todas credenciais para honrar, infelizmente, tão deturpado cargo, que à cada mandato mais se parece ocupado por um desses animadores de programas “humorísticos”  das TVs abertas,  apresentados nas tardes de sábado e domingo: um show midiático de baixa qualidade, apenas para preencher horário.

Louvo os nomes desses dois senhores, em profissionalismo e moralmente, que sem nenhuma dúvida estão bem acima dos nossos atuais políticos, todos, inclusive daqueles que se propõe candidatar-se à Presidência.

Mas, tenho algumas questões que gostaria de levantar:
- Nosso sistema político exige que o candidato esteja filiado a algum desses partidos que pululam por aí.
- Esses partidos, todos, tem donos e esses donos já tem compromissos com emprestadores de dinheiro, os tais de “financiadores” de campanha, cujos juros cobrados por esses empréstimos superam em muito os dos cheques especiais. Sem contar a parte dos donos, que não é pouca.

Parenteses: os partidos que ainda não tem “financiadores”, ou arrumam alguns ou somem no anonimato. Isto de pedir para filiados e simpatizantes que os sustentem, é tempo perdido ou, pior, cortina de fumaça.

Assim sendo, toda e qualquer veleidade de mudar os destinos do Brasil, uma vez empossado, nestas condições, é utopia. Lembrem: Jânio se demitiu. Collor foi demitido.

Minha esperança é que pessoas como as citadas, antes de pensar em ser Presidente, trabalhem pela mudança das regras do jogo, antes do jogo começar. Depois disto sim, não só poderiam como deveriam ser candidatos, com todas as chances de se eleger e colocar o Brasil na posição que merece.

Um país que dispõe de recursos naturais como o nosso, só não se encontra entre os três maiores em renda per capita do planeta assim como do PIB, porque continua sendo uma casa da Mãe Joana onde todos poderosos metem a mão e esta situação é sustentada pelos partidos políticos e seus financiadores/emprestadores, todos reunidos na Corte em eterna festa e sem preocupações com as tais de ideologias e com o povão. Povão eles acomodam com bolsa-família e futebol.

Sinceramente considero um erro esses dois senhores concorrerem à Presidência com as regras atuais. Eles tem cacife para comandar uma reforma social, pacificamente, fora do Congresso. Aí quem sabe o atual governo não contrate os Blacks blogs para anarquizar essas manifestações.




Nenhum comentário: