domingo, 27 de outubro de 2013

2 - Projeto suprapartidário por um novo Brasil – Alessandro Molon


Estas foram as entrevistas dadas pelos políticos presentes, 4 senadores e 5 deputado, no encontro patrocinado pelo site/Revista Congresso em Foco no restaurante Olivae , em Brasília. Por ordem alfabética:

Alessandro Molon (PT-SP), deputado


“O tema da internet, da participação através da internet, da democracia participativa com a internet como ferramenta, é uma reflexão que vale a pena. É um debate importante. Outro ponto é a questão da mobilidade urbana. Dentre os principais problemas que as manifestações levantaram, uma das questões foi a vida nas cidades. É um problema da maior gravidade. As pessoas estão dizendo que está difícil viver nas cidades brasileiras. É uma questão municipal, mas metropolitana. Não temos um nível de governo entre município e estado. Os consórcios não funcionam, salvo exceções. Os principais problemas no Brasil estão num nível que a gente não tem governo, não tem responsável. São problemas metropolitanos a mobilidade, a segurança pública, a saúde. A vida nas regiões metropolitanas é um tema que a gente tem de refletir, que deve merecer nossa atenção, porque foi um dos motivos que levaram as pessoas às ruas: está difícil viver nas regiões metropolitanas brasileiras. Isso pode entrar em outro ciclo, não precisa ser neste primeiro ano.”


Comentário do Blog:  
      1. “Democracia participativa”. Isto me faz lembrar outro tema muito explorado pelo PT de Porto Alegre-RS, que era o “Orçamento Participativo”. Depois de muito enganar as pessoas com essa promessa e vencer diversas eleições, tiveram que trocar por outra “bandeira”, pois simplesmente não cumpriam.
      2. “Os principais problemas no Brasil estão num nível que a gente não tem governo, não tem responsável.” Faz MUITO tempo que a gente não tem governo, nem municipal, nem estadual, nem federal.
2    3.   “São problemas metropolitanos a mobilidade, a segurança pública, a saúde.” Não são problemas apenas nas metrópoles. Mobilidade é problema de todos municípios brasileiros onde transitem um número razoável de veículos. Segurança pública e saúde, são problemas de TODOS municípios.
4    4.   “Isso pode entrar em outro ciclo, não precisa ser neste primeiro ano.” NADA pode esperar. Não se trata de encarar os problemas de forma individual. O que precisamos e vocês não entenderam ainda, é um novo sistema político. Com o atual, a situação tende à piorar ano à ano e não apenas nas regiões metropolitanas. Ali, em função da quantidade de pessoas, a questão apresenta-se pior, mas o problema existe em todas cidades.  

De tudo isso, gostaria de chamar atenção para o fato de que seu partido, PT, está há 12 anos no Poder e tendo a caneta na mão acabou com a oposição e consegue praticamente tudo que se propõem; então por que os problemas aumentam em vez de diminuir ?
Tenho comigo que a proposta original do PT está sepultada junto com o Muro de Berlim. De 1989/1991 para cá vocês caminham num vazio e apenas às vezes, depois de eleitos, arriscam levantar algumas das suas bandeiras originais.
Abandonem de vez o marxismo, que é uma experiência fracassada. Para atender bem à sociedade não é preciso cercá-la com arame farpado e atirar em quem quer fugir do “paraíso”. Nem devolver os fugitivos para seus carrascos. Nem dar moradia, saúde e educação e depois fazê-las trabalhar por US$ 17/mês para seus patrões para o resto de suas vidas.


Capitalismo Social tem uma proposta bem mais simpática e exeqüível, alcançando os objetivos que Marx propôs e, importante, SEM ter que matar todos contrários. 


Nenhum comentário: